Todas Notícias


Programa de Videomonitoramento

Iúna conta com videomonitoramento com identificação facial e de veículos

22/10/2025

Iúna agora conta com um Programa de Videomonitoramento com Identificação Facial e de Veículos (Sentinela). Ao todo, foram instaladas 52 câmeras em pontos estratégicos.

O sistema foi apresentado, oficialmente, em um encontro que aconteceu nessa terça-feira (21) com autoridades do município, de segurança pública e da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Iúna (ACIIU).

Em sua apresentação, David Florenço - Subsecretário de Comunicação informou que as câmeras são dos tipos Speed Dome e LPR - para leitura de placas de veículos. Todo o sistema é ligado na central de videomonitoramento que funciona 24 horas, onde a equipe faz o acompanhamento constante das imagens passando as informações para os órgãos de segurança e defesa civil. Além disso, o sistema permite o armazenamento e análise das imagens, contribuindo não apenas para a segurança imediata, mas também para ações investigativas.

"Acreditamos que a tecnologia e a segurança caminham juntos, e o nosso compromisso é continuar aprimorando esse ambiente, trazendo inovação e eficiência para Iúna, sendo cada vez mais uma cidade segura e conectada”, afirmou David.

Os comerciantes também podem ter suas câmeras particulares no sistema. Para isso, é necessário solicitar o serviço na Prefeitura de Iúna, que passará por análise. O comerciante não terá acesso ao sistema, apenas contará com suas imagens sendo monitoras 24 horas por dia, agilizando o acionamento para as forças de segurança. Não há taxa para adesão ao sistema, apenas para o valor de armazenamento das imagens. 

O Comandante-geral da Polícia Militar/ES, Coronel Douglas Caus, também esteve presente, e comentou "Iúna está dando hoje uma demonstração inequívoca de que é um município que está trabalhando em conjunto com a Polícia Militar, e os resultados, quem vai sentir é a população. O povo de Iúna está recebendo hoje aquilo que merece. Todo compromisso com a sociedade tem que ter entrega, e não narrativa e discurso vazio”.

 

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br